Por catarina.boechat@gbr.com.br
8 em cada 10 adultos acreditam que o uso de celulares nas escolas deve ser proibido
Com a crescente presença de dispositivos digitais e a alteração dos hábitos cotidianos, pais, educadores e especialistas estão cada vez mais preocupados com os efeitos do tempo de tela, o acesso precoce à internet e às redes sociais, e os impactos na saúde e no desenvolvimento de crianças e adolescentes. Esse cenário torna a discussão sobre monitoramento e controle do uso da tecnologia mais relevante do que nunca. Diante disso, o Ministério da Educação deseja aprovar na Câmara dos Deputados a proibição dos telefones celulares nas escolas.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva e QuestionPro revela que 8 em cada 10 adultos (80%) acreditam que o uso de celulares nas escolas deve ser proibido. A concordância com essa medida é significativa entre diferentes grupos demográficos:
"Depois da pandemia, período em que a internet teve um papel fundamental para que as crianças mantivessem os estudos, a população começa a perceber os efeitos negativos do uso excessivo de telas e do acesso à internet na infância e adolescência. Hoje, a maioria da população é a favor da proibição do uso do celular dentro das escolas – e a proibição é majoritária mesmo entre os mais jovens", afirma Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.
A pesquisa também destaca um contraste significativo entre a idade que os adultos consideram adequada para que crianças e adolescentes tenham o primeiro celular e a idade em que os jovens desejam ter o aparelho. Embora a maioria das redes sociais exija idade mínima de 13 anos, 85% dos brasileiros dizem que os jovens querem estar conectados antes dessa idade. Além disso:
"A diferença reflete como o desejo de estar conectado surge cada vez mais cedo, criando desafios para pais e educadores que buscam equilibrar a segurança e o desenvolvimento saudável", pontua Renato.
A percepção geral é de que essa realidade faz com que os jovens percam momentos de lazer tradicionais, dedicando mais tempo às telas. 94% reconhecem que a exposição precoce aos celulares pode ser prejudicial para crianças e adolescentes. Quase a mesma porcentagem, 90% (139 milhões de brasileiros), concorda que as crianças de hoje não querem mais brincar na rua por causa do uso do celular ou para assistir TV.
Diante dessa situação, a maioria defende que os pais devem controlar o tempo de tela dos filhos, independentemente da classe social:
Além disso, 86% concordam que os celulares podem prejudicar o desenvolvimento das crianças, afetando a aprendizagem e a socialização.
Os efeitos negativos percebidos incluem:
"O uso cada vez mais precoce do celular tem afetado o comportamento das crianças e mudado dinâmicas de socialização. Estamos diante de um desafio novo: uma maioria de pais que vivenciaram uma infância sem smartphones tendo que lidar com o acesso precoce de crianças e adolescentes", conclui Renato.
A pesquisa também analisou as percepções sobre o controle parental em diferentes faixas etárias:
Outro dado relevante é que 9 em cada 10 brasileiros (94%) reconhecem que a exposição precoce aos celulares pode ser prejudicial para crianças e adolescentes, indicando uma consciência generalizada sobre os potenciais riscos associados ao uso excessivo de tecnologia na infância.
Além disso, o levantamento identificou que 90% dos brasileiros, ou 139 milhões de pessoas, concordam que as crianças de hoje não querem mais brincar na rua por causa do uso do celular ou para assistir TV, evidenciando uma mudança significativa nos hábitos de lazer e interação social das novas gerações.
"A pesquisa destaca um contraste importante entre a idade que os adultos consideram adequada para que crianças e adolescentes tenham o primeiro celular e a idade em que os jovens desejam ter o aparelho. Essa diferença reflete como o desejo de estar conectado surge cada vez mais cedo, criando desafios para pais e educadores que buscam equilibrar a segurança e o desenvolvimento saudável", reforça Renato.
Os efeitos negativos percebidos incluem não apenas aspectos psicológicos, mas também físicos e sociais. Além dos problemas de sono, ansiedade e depressão, há preocupações com o desempenho escolar e a capacidade de estabelecer relações interpessoais saudáveis. O cyberbullying, mencionado por 50% dos entrevistados, é outra questão crítica que pode ter consequências duradouras na vida dos jovens.
Diante desse cenário, pais e educadores buscam estratégias para equilibrar o uso da tecnologia com atividades que promovam o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes. A implementação de políticas públicas, como a proposta de proibição do uso de celulares nas escolas, é vista por muitos como um passo importante nessa direção.
"A tecnologia é uma ferramenta poderosa que oferece inúmeras oportunidades, mas é essencial que seu uso seja acompanhado de orientações adequadas. O controle parental não deve ser visto como uma restrição, mas como uma forma de garantir que as crianças tenham uma relação saudável com a tecnologia, aproveitando seus benefícios sem sofrer com os efeitos negativos", acrescenta Renato.
A discussão sobre o tempo de tela e o acesso precoce à tecnologia também reflete diferenças geracionais. Enquanto os baby boomers vivenciaram uma infância sem a presença de dispositivos digitais, a geração Z já nasceu em um mundo altamente conectado. Essa diferença influencia as percepções e atitudes em relação ao controle e ao monitoramento do uso da tecnologia.
Mesmo entre os mais jovens, há reconhecimento dos potenciais riscos associados ao uso excessivo de celulares. Embora a geração Z seja menos enfática em relação ao controle parental (79% defendem o controle do tempo de tela e 82% o controle do conteúdo), a maioria ainda concorda com a necessidade de algum nível de supervisão.
Metodologia da Pesquisa
A pesquisa quantitativa realizada pelo Instituto Locomotiva e QuestionPro contou com uma amostra de 1.491 entrevistas realizadas em todo o país, no período de 24 de junho a 8 de julho. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. As entrevistas abrangeram diversas regiões e perfis socioeconômicos, garantindo a representatividade dos dados e das percepções da população brasileira sobre o tema.
Sobre o Instituto Locomotiva
O Instituto Locomotiva é uma instituição dedicada à realização de pesquisas e estudos que contribuam para o entendimento das transformações sociais e comportamentais no Brasil. Com uma equipe multidisciplinar, o instituto busca gerar insights que auxiliem na formulação de políticas públicas e estratégias empresariais voltadas para o desenvolvimento sustentável e inclusivo da sociedade.
Sobre a QuestionPro
A QuestionPro é uma empresa global especializada em soluções de pesquisa e experiência do cliente. Com ferramentas avançadas e tecnologia de ponta, a empresa oferece plataformas para coleta e análise de dados, ajudando organizações a entenderem melhor seus públicos e a tomarem decisões informadas.